Shiatsu

Shiatsu

O Shiatsu é uma terapia milenar holística de tratamento do corpo, mente e espirito com origem no Japão. Com origem numa antiga terapia de massagem oriental chamada Anma, evoluiu a par da Acupunctura e da Fitoterapia Chinesa. No início do século XVI surgiu o shiatsu resultado da combinação na técnica oriental com as técnicas de Osteopatia e Quiroprática.

A partir da segunda década do século XX, é que o Shiatsu mais se desenvolveu, atingindo um grau de excelência difícil de igualar por qualquer outro sistema de massagem, seja ele oriental ou ocidental. Esta massagem, proporciona um profundo bem-estar do corpo e mente, sendo uma valiosa terapia na prevenção de doenças ou como auxiliar no rápido restabelecimento da saúde.

 

O que é o Shiatsu?

O Shiatsu é uma palavra japonesa que significa “pressão dos dedos”, atua ao nível do sistema energético do corpo. O terapeuta de Shiatsu aplica pressão em pontos dos meridianos para estimular o Ki, a palavra japonesa para Chi ou Energia vital.

 

Como funciona?

O tratamento envolve como já foi referido, pressão nos pontos dos meridianos, bem como diferentes técnicas para aliviar a dor e libertar a energia bloqueada. O Shiatsu alivia o stress, acalma o sistema nervoso e estimula o sistema circulatório e imunitário. O Shiatsu e a Digito-pressão são tratamentos semelhantes à Acupunctura, em que são estimulados pontos de pressão no corpo, mas em que se utilizam os dedos, as palmas das mãos, cotovelos, braços, joelhos e pés em vez de agulhas. Algumas destas técnicas são igualmente eficazes para aliviar a tensão, insónia, lombalgias ou dores nas articulações.

Se gostou, partilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email