Sete passos essenciais para realizar os seus objetivos para 2021

O ano 2020 foi cheio de desafios e grandes confrontos com a realidade.

No silêncio e isolamento das nossas casas e com a plena consciência de que a vida pode mudar num segundo, nós fomos levados a refletir e constatar o melhor e o pior das nossas vidas, das nossas escolhas, das nossas decisões. Chegámos a conclusões nem sempre felizes sobre o estado das nossas relações amorosas, de amizade ou com os nossos filhos. Foi um abrir de olhos súbito e eventualmente duro.

Secretamente, ou não lá fomos manifestando a nossa intenção de aproveitar melhor a vida, passar mais tempo com os filhos, dar mais atenção à nossa relação, divertir-se mais, sair mais, rir mais. De repente muito do que tínhamos como garantido já não o era- passámos a usar máscara, deixámos de poder circular à nossa vontade, fomos impedidos de viajar e até de abraçar.

Penso que o facto de tanta coisa que tínhamos como garantida nos ter sido retirada, nos trouxe a maior aprendizagem de todas (assim não a queiramos esquecer):

Há que aproveitar todos os dias da nossa vida sem adiamentos.

O ano 2021 chegou com as primeiras vacinas e uma lufada de esperança de que melhores tempos virão. Eu também espero que sim.

Mas tudo leva o seu tempo e exige algumas ações e mudanças da nossa parte.

Se queremos começar o ano em grande e pôr a nossa vida no rumo que desejamos há que estruturar um plano e ter em atenção alguns fatores essenciais:

Libertar o que não faz falta – se há coisas ou pessoas que só consomem tempo e energia e não são positivas para o que queres atingir, deixa partir;

O mais importante– aquele objetivo que faz toda a diferença na tua energia e no teu entusiasmo diário;

Ver o que falhou – se o objetivo já se vem arrastando de anos anteriores, e quase todos nós temos alguns objetivos críticos que nunca falham a sua presença na nossa lista de intenções de ano novo. Há que ver porque isso acontece e como podes contornar essas dificuldades na concretização;

Sonhar alto – quando sonhares aquilo que queres para ti sonha em grande pois ao te limitares nos sonhos, estás também a cortar a tuas próprias asas e a dizer a ti própria/o que não mereces o melhor. E mereces! Mereces tudo de bom por isso sonha aquilo que te deixará com um sorriso rasgado. Aquilo que faz brilhar os teus olhos neste momento, só por te atreveres a pensar nisso. Atreve-te!!

Pensa no processo– estrutura a forma como atingirás esses sonhos, dividindo-os em etapas mais pequenas. São os pequenos passos que nos levam a grandes voos por isso não queiras atingir tudo de uma vez. Por exemplo, se queres perder peso, estabelece etapas realistas até ao objetivo final. Todas as pequenas vitórias te vão aproximar do que desejas.

Cria rotinas– para conseguir resultados é essencial ter consistência e disciplina no que fazemos. Com coisas feitas meia dúzia de vezes raramente se obtém resultados. Sem resultados desanimamos e pouco tempo depois desistimos. Quantas vezes isso te aconteceu? Mais uma vez, fazer algo durante 10 minutos por dia é mais fácil de encaixar no nosso dia, do que 1h.

Obtém ajuda– nós conseguimos muitas coisas sozinhos, mas está comprovado que acompanhados conseguimos mais e mais depressa. Lista quem te pode ajudar a manter a consistência, a facilitar a caminhada, a acelerar o processo. Cria a tua rede de apoio com amigos, colegas, familiares ou profissionais que te possam ajudar a cada etapa pois isso faz toda a diferença nos momentos de desânimo, imprevistos e contratempos (e já sabemos que eles surgem sempre!)

Por fim, não te esqueças de respeitar aquilo em que acreditas em todo o processo, pois mais do que seguir a solução fantástica que resultou maravilhosamente com a vizinha do lado, tens de acreditar naquilo que estás a fazer e ajustares à tua realidade. Respeita-te sempre pois isso multiplica a tua hipótese de sucesso.

Votos de um feliz 2021 e não te esqueças de dar já hoje um pequeno passo para entrares na disposição certa para o conseguires.

Desafio: Qual a música que gostarias que fosse a banda sonora do teu 2021? Ouve-a agora.

Fica bem e sê feliz!

2 Comments
  • Ana Ramos
    Posted at 11:45h, 05 January Reply

    Que 2021 seja mais leve, mais saudável, mais respirável e mais justo para todos. Beijinho

    • Susana Santos
      Posted at 12:56h, 13 January Reply

      Feliz 2021. Esperemos que sim. Resta-nos fazer a nossa parte, dar o nosso contributo, não esquecer as lições aprendidas e ter esperança de que melhores tempos virão. Beijinhos

Post A Comment