Como os sonhos se transformam em realidade

Como os sonhos se transformam em realidade

Muita gente se lamenta de que a sua vida não corresponde aquilo que idealizou e sonhou para si. Mas quando eu pergunto o que tem feito no sentido de o conseguir, não são raras as vezes que recebo um olhar intrigado e um breve silencio como resposta.
O olhar intrigado resulta da maior parte das pessoas nunca se ter feito essa pergunta e por isso nunca ter refletido a sério sobre o assunto.
O breve silêncio significa que estão talvez a constatar que nunca fizeram grande coisa por atingir esses objetivos. Aliás é isso mesmo que me costumam confessar.
A seguir a esta fase vem em geral o rol de lamentos que servem de justificação para não o terem feito.

Muitos deles até são válidos e são factos na vida atual que muita gente. A falta de tempo, a correria e milhentas solicitações do dia-a-dia, o custo de vida, os cônjuges, a falta de energia e a frustração são alguns dos culpados mais recorrentes. A crise, a entidade patronal, a sociedade ou “eles” são outro grupo de justificativos mais vagos e impessoais.

Mas gastar tempo e energia a tentar justificar porque é que fizemos tão pouco por nós, não nos aproxima da solução e, se formos sinceros, nem a nós próprios serve de grande consolo.
Apesar da maioria das justificações serem ditas em voz alta para outras pessoas, no intimo estamos a tentar silenciar a nossa voz autocritica interior e a justificarmo-nos a nós mesmos, mais do que aos outros. Mas isso tem efeitos muito pouco consistentes pois estamos conscientes da verdade e que o nosso corpo acusa o desconforto das verdadeiras razões.
Razões e justificações à parte, nenhuma delas nos vai aproximar do que começamos por verbalizar- o desejo de que a nossa vida corresponda ao que desejamos. O que nos leva até à realização de sonhos são ações e não reclamações.
Assim, o que nos devemos perguntar é: o que posso eu fazer hoje para me aproximar daquilo que desejo? E dar o primeiro passo ainda hoje, nem que seja refletir e decidir afinal o que deseja.
Encontre os seus sonhos, dê o primeiro passo e seja feliz. Até breve.

Se gostou, partilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email