Como ganhar tempo livre aumentando a sua produtividade no trabalho em casa

Todos os dias oiço pessoas a lamentar-se de como é difícil trabalhar em casa, seja porque estão em teletrabalho, seja porque trabalham de forma virtual. Como eu as entendo!

 Tudo era bem mais fácil quando se trabalhava em casa e os filhos estavam na escola. Neste momento, os desafios são inúmeros: o aumento de trabalho doméstico com tanta gente em casa todo o dia, as solicitações laborais, horários de várias pessoas a cumprir, mais refeições para preparar com as respetivas limpezas que isso implica… Bem a lista é vasta, sem dúvida.

Há que ser flexível, disciplinada e sobretudo arranjar rotinas que nos ajudem. Isso vai permitir conseguirmos organizar o nosso dia sem que o lado profissional invada a nossa vida pessoal e familiar. Para além de interferir nas nossas relações, isso mina a nossa disposição e faz-nos sentir nervosas, assoberbadas, e sem tempo para nada.

A solução principal passa por rentabilizarmos bem o tempo que passamos a trabalhar no lado profissional. Isso fará com que nos sintamos eficazes, a nossa satisfação aumente, os nossos níveis de energia melhorem e nos possamos sentir disponíveis em pleno para a família.

Ficam aqui então algumas rotinas que ajudam à produtividade e a nos libertar tempo para nós e para os que amamos:

  • Delimitar tempo e espaço onde cada um dos membros da família funcionar. Estabelecer um horário, o local e os itens necessários para cada um. Se possível separe as pessoas pelas diversas divisões da casa de modo a todos terem a privacidade e silêncio que precisam para se concentrar. O respeito uns pelos outros é um valor prioritário todos os dias.

 

  • Mantenha a superfície de trabalho agradável e simples. Manter o tampo do espaço onde trabalhamos livre e sem distrações ajuda à nossa clareza mental, concentração e foco. Além disso, evita que fiquemos cansadas com o excesso de estímulos à nossa volta.

 

  • Arranje um kit de essenciais. Se não tem escritório ou zona de trabalho específica, arranje uma caixa ou cesta com os de essenciais (caneta, lápis, borracha, agrafador, bloco notas, …) para que seja mais fácil “montar” o escritório e desmontá-lo no final do expediente. Isso ajuda e manter as coisas organizadas e a “ligar e desligar” do modo trabalho.

 

  • Mantenha redes sociais e outras distrações no silêncio. Eu, por exemplo, tenho alturas definidas para ver o email e responder a mensagens. Durante o dia, apesar de ter muito do meu trabalho passar pelas redes sociais, só me dou “autorização” para ver postagens e afins como recompensa depois do trabalho feito. As notificações sonoras ou no écran estão sempre desativadas, bem como as de grupos de whatsapp ou outros. Penso que todos sabemos como podem ser distrações sugadoras de tempo se o permitirmos. Isto é válido para tempo de trabalho e tempo coma família.

 

  • Preparar as coisas de véspera. Confira a sua agenda de véspera para ter tudo preparado quando começa o dia. Isso permitirá que durma mais descansada, trará mais tranquilidade ao seu início de dia e mais clareza à sua mente.

 

  • Use e abuse de listas. Eu confesso, sou a mulher das listas. Faço listas para tudo. Mas ajuda-me a visualizar rapidamente o que tenho para fazer no dia, na semana e a longo prazo. Liberta-me do medo de me esquecer de algo. Depois é um prazer imenso pôr um visto nas coisas que já concluí, as que estão em andamento e ver as coisas a “desaparecer” da lista.

 

  • Delimite blocos de tempo para se dedicar única e exclusivamente a um projeto. Retire todas as restantes distrações e nesse espaço de tempo foque toda a sua atenção a isso exclusivamente. Isso permitirá produzir mais e ficar com a sensação de eficácia e dever cumprido. São sensações que renovaram a sua energia e a deixarão mais mental e fisicamente disponível para a sua família.

 

Neste artigo tentei focar a atenção essencialmente nas dicas relativas ao espaço de trabalho. Em breve irei escrever outro mais focado no planeamento, pois também ele contribui e muito para a nossa produtividade.

Estas sugestões, estou certa, ajudarão a que o trabalho flua melhor e você consiga ganhar tempo para se mimar e mimar a sua família. Vocês merecem.

Fiquem bem e sejam felizes.

No Comments

Post A Comment