qi-gong-1583819_1920

Chi Kung

O Chi Kung (Qi Gong) é uma técnica milenar Chinesa de treino interior, que pretende alcançar o equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual. Ela resulta de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia (Qi) para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade. No entanto, para se ter os benefícios que esta prática proporciona, é necessário treinos regulares, disciplina e aplicação prática no dia-a-dia.

O que é o Chi Kung?

Chi Kung (QiGong)significa literalmente “energia” (Chi ou Qi) e “habilidade, treino” (Kung ou Gong), ou seja, treino e desenvolvimento da energia.

Derivado de técnicas milenares conhecidas como Dao (Tao) Yin, o Chi Kung, remonta à época da Dinastia Han (206-220 d.C.). O termo Chi Kung, é um nome relativamente recente, sendo utilizado atualmente para referir diversos exercícios destinados a desenvolver a força (física, energética, mental ou espiritual) ou para fins terapêuticos, mediante a utilização da Energia Vital – Chi ou Qi.

Como funciona?

No Chi Kung praticam-se exercícios que combinam movimento suave e respiração controlada, e a atenção e a visualização do praticante estão concentradas nas várias partes do corpo, de modo a alterar o fluxo de energia. 

O Chi Kung pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Nesta terapia todos os sistemas do corpo são exercitados, com uma suave massagem dos órgãos internos, as circulações de sangue e linfa são estimuladas, a capacidade respiratória é suavemente expandida e melhorada, as articulações são exercitadas, a coordenação melhorada e, ao mesmo tempo, o envolvimento mental do praticante reflete benefícios a nível do relaxamento e da concentração. O Chi Kung beneficia o metabolismo, melhora a coordenação, melhora o equilíbrio e previne o endurecimento das artérias e articulações.

Se gostou, partilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email